Criar uma boa gestão de processos pode ser a chave para estimular a produtividade, alcançar os resultados esperados e melhorar a qualidade administrativa da empresa, simplificando o modo de realizar as atividades e gerando valor para o cliente e negócio.
O primeiro passo é fazer uma análise do cenário atual e entender o grau de relevância de cada processo realizado, dando prioridade para aqueles que são fundamentais e precisam ser aprimorados. É preciso entender qual o objetivo e meta a ser atingida, o que está sendo feito para tornar isso possível e quais ações poderão ser tomadas a partir disso para gerar os resultados esperados.
• Como começa/termina o processo e quais atividades vêm sendo realizadas;
• Quais colaboradores e setores estão envolvidos nas atividades;
• Onde se deseja chegar ou quais resultados gostariam de conquistar;
• O que pode ser feito para alcançar as metas determinadas;
• Identificação do que é desnecessário para o processo e o que está trazendo “atrasos” ou dificultando as ações;
• O tempo utilizado para as melhorias e correções.
Além disso, é fundamental implementar algumas mudanças, como automatizar alguns processos com o uso de tecnologias, reduzindo os custos e gerando benefícios. E também treinar e motivar os funcionários, para que estejam por dentro dos valores/objetivos do local e recebam orientação sobre as possíveis atitudes que poderão ser praticadas.
Com isso, a rotina passará a ser criada de modo mais eficiente e o tempo melhor aproveitado, com uma equipe de colaboradores motivada a oferecer o seu melhor para que cresçam juntos.