Operadoras terão até julho para criar lista de “Não Perturbe” e eliminar parte das chamadas indesejadas

Operadoras terão até julho para criar lista de “Não Perturbe” e eliminar parte das chamadas indesejadas

Quem consegue passar um dia inteiro sem receber pelo menos uma chamada indesejada é privilegiado sim! Mas, segundo medida tomada pela Anatel, todas as principais operadoras e empresas do setor de telefonia que tentam vender pacotes de TV por assinatura, internet, entre outros produtos, através das chamadas de telemarketing deverão criar uma lista de “Não Perturbe”, com todos os nomes dos consumidores que não desejam receber ligações deste tipo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Consumidor.gov.br), 90% do participantes afirmaram que recebem e se incomodam com as chamadas de telemarketing das empresas deste setor.  Segundo levantamento, 48,7% dos telefonemas recebidos são feitos por algum tipo de sistema automatizado e 46,9% são de vendas de serviços.  

Conforme o portal Techtudo, a lista será como um banco de dados com os consumidores que não desejam mais receber essas ligações visando diminuir o incômodo que sofrem com as frequentes chamadas e é válida para as operadoras Claro/Net, Algar, Nextel, Oi, Vivo, Tim, Sky e Sercomtel. A Anatel declarou que a venda de novos serviços deverá ser feita por meio de divulgação midiática e que a lista deverá ser criada em 30 dias (até julho), complementando que também está buscando uma forma de combater ligações mudas e feitas por robôs.

 

 

Referência: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/06/anatel-determina-que-operadoras-criem-lista-de-nao-perturbe-ate-julho.ghtml
(pesquisa) https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/05/telemarketing-incomoda-mais-de-90percent-dos-consumidores.ghtml