As tarifas de energia terão um aumento de, em média, 7,03%, nas cidades de São Paulo

As tarifas de energia terão um aumento de, em média, 7,03%, nas cidades de São Paulo

Durante o mês de junho, os consumidores tiveram boas notícias com a bandeira verde decretada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para todo o mês. 

Porém, nesta primeira quinta-feira do mês de julho, começou a vigorar o reajuste de 7,03% nas contas de energia elétrica da Enel São Paulo, o qual será de 6,48% para os consumidores de baixa tensão, como residências e comércios pequenos, e de 8,46% para indústrias e empresas grandes.

Geralmente, os reajustes são feitos anualmente pela Aneel, de acordo com fatores como a inflação. Mas, neste caso, o aumento representa o 5º ciclo de revisão tarifária, realizado a cada quatro anos para manter o equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessão, conforme explica o artigo da Veja.

Quanto a cor da bandeira, durante este mês, as tarifas de todos os consumidores do país terão bandeira tarifária amarela, tendo um custo adicional de R$1,5 para cada 100 quilowatts-hora que consumir, devido à seca prevista para as próximas semanas nas principais bacias hidrográficas do Sistemas Interligado Nacional (SIN).

Por isso, vale lembrar a importância de economizar energia e o uso de água também, evitando deixar eletrodomésticos ligados sem necessidade, principalmente aqueles que puxam muita força, como o chuveiro, que pode se tornar um dos grandes vilões da sua conta de energia se não for usado com atenção no tempo. Assim, além de você conquistar uma boa economia no final do mês, também contribui para todos fazendo uso consciente!

Referência: https://veja.abril.com.br/economia/aneel-aprova-alta-media-de-703-nas-tarifas-de-energia-em-sao-paulo/