Modelo ADKAR: Gestão de mudanças

Modelo ADKAR: Gestão de mudanças

Criado por Jeff Hiatt – fundador da empresa Prosci – o modelo de Gestão de Mudança Individual (ADKAR) foi elaborado com o intuito de trazer métodos eficazes para os colaboradores e indivíduos concretizarem as mudanças que desejam fazer, de maneira que os resultados esperados sejam obtidos.

A sigla ADKAR significa Awareness (consciência), que é quando percebemos que é necessário fazer mudanças para alcançar algo que desejamos; Desire (desejo), quando há uma vontade interna de levar a mudança adiante; Knowledge (conhecimento), para saber quais atitudes deverão ser tomadas para fazer a mudança acontecer; Ability (habilidade), para conseguir colocar as atitudes em prática; e, por fim, Reinforcement (reforço), que é a base para manter a mudança em ação e evitar que haja desistência no meio do caminho.

Os líderes da empresa serão os coordenadores da mudança pelo ponto de vista técnico, ficando responsáveis por identificar o que pode ser alterado para conquistar melhorias, estipular quais são os objetivos que deverão ser alcançados com essa mudança, levantar os possíveis métodos para buscar por uma solução (seja um novo sistema, reformular a estrutura organizacional, modificar plataformas antigas etc.), dar início ao desenvolvimento/atualização destes processos e, por último, testar a solução dentro da organização.

Para que os colaboradores se sintam motivados a manter essa transformação ativa, é preciso ficar sempre atento aos cinco passos citados acima, criando metas/medidas muito bem definidas em cada uma das etapas, (e que sejam factíveis), para que cada passo possa ser dado de forma eficaz em direção a uma nova realidade.

Um exemplo é a implementação de um novo sistema no meio corporativo, do qual os colaboradores ainda não estão adaptados, mas que no futuro, trará muitos benefícios e melhorias para a empresa. Primeiro, você identifica que é necessário ter esse programa dentro dos processos. Depois, todos sentirão a necessidade de contar com o serviço, pois o mesmo irá otimizar as etapas (mesmo que tenham que passar por um período ainda desconhecido de adaptação). Assim, eles receberão todas as instruções sobre como usá-lo e irão criar uma rotina para, em seguida, colocar todos os conhecimentos recebidos em prática no dia a dia. E nesta fase (que está entre o início da mudança e a conquista dos objetivos), o grupo irá ver quais ações estão funcionando e o que precisa ser atualizado, reforçando o porquê valerá a pena continuar em frente.

Os sistemas oferecidos pela MEC Tecnologias Corporativas são um dos caminhos para trazer mudanças positivas ao seu negócio, seja para garantir a segurança dos seus arquivos com o MECUP nas nuvens, a otimização da sua rede moteleira com o AUTOMEC, que faz a automação elétrica das suítes, aumentando a performance e proporcionando redução de custos de energia, entre muitos outros serviços!

E você? Tem alguma mudança que gostaria de colocar em prática em 2019? Comece o ano com atitude e conte com a MEC Tecnologias Corporativas!